terça-feira, 19 de maio de 2009

O VERDELHAL

Algum dia havia de ser. Ando sempre a contar dos passeios de pesoas das classses média-baixa e pequena-alta. De mim, nadinha, que a monotonia da minha vida de classe baixa-média não me permite relatos com alguma ponta de interesse para os meus queridíssimos leitores. Mas... Desta vez fui dar um grande passeio até ao Verdelhal, pequeno e atraente lugar sito no sopé da serra dos Ares, com vista para 2 (dois) altaneiros castelos de diferentes séculos, quando ainda não se sabia construir condomínios fechados para defesa dos habitantes contra os pobretanas e mal comportados pretensos invasores. Foi um dia em cheio. Há muito tempo que uns bons amigos que lá têm uma casinha me convidavam, mas nunca estavam reunidas as condições para a deslocação que, bem medidos os tempos, implica uma meia dúzia de horas de caminho (ida e volta). Mas fui. E o que eu gostei. Casa de bom gosto, comidinha farta e à discrição, um dezena de amigos dos donos da casa que foram muito simpáticos para mim e até nem se ofenderam por eu me ter esquecido de levar o pão como estava combinado. Não é que os meus amigos precisem, que são gente que se governa bem, graças à Senhora de Fátima, mas tinham falado em provar o pão da padaria Flor do Zambujo que é de onde eu gasto. Esta minha cabecinha... Paciência! À mesa falou-se de muitas coisas que eu não entendi lá muito bem, por falta de estaleca sócio-cultural, mas lá me desenrasquei com umas graçolas das minhas e eles até faziam o favor de rir. O que me atrapalhou mesmo é que toda aquela gente já tinha ido à CAPADÓCIA. Aí embatuquei, que não era para menos. Percebi que é o sonho de muitas senhoras deste país que se fartam de atazanar os ouvidos dos esposos até que eles lá as levam. E eu? Estão mesmo a ver eu a cantar o fadinho ao dito-cujo para irmos à CAPADÓCIA!! Nem me atrevo. Ainda era capaz de dizer que sim, desde que levássemos um par de aspiradores para fazermos demonstrações nas grutas, ou cavernas, ou buracos pintados, ou lá o que é aquilo. Naada! Vou moderar os meus ímpetos de aventura e conservar-me neste luso-limbo vivencial / felizmente com saída para o mar-da-palha / que por sua vez dá acesso ao Bugio / onde eu não me importava de passar umas férias a ver navios. Sonhos de suburbana? Claro. O que é que esperavam de uma Tela que nunca foi à CAPADÓCIA??!!

P.S. E os senhores foram? Já agora, gostava de saber.

16 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Nunca fui à Capadócia...nem ao Verdelhal!
Também não tenho amigos com casinhas assim bem situadas... :-))

Abraço

bettips disse...

O Verdelhal deve ser bem verde, graças à "chuva de graças" que se abate sobre ele (por aproximação!). Tenha cuidado com os amigos a atirar para o intelectualóide, muito livro, muita pintura ...e depois é vê-los a comer pão (do seu) com presunto pata cinza. Deve sempre reparar nas etiquetas, donaTela; não é a cumprimentar, senhora, é na dos presuntos e queijos! Que anda aí grande negociata, acho que não há cabras nem vacas nem porcos neste país que cheguem para tantas entradas e lanches. Nem para ordenhar nem pernetas. Mas que sei eu se dizem caté não há ministério?
...
Quanto à Capadócia, só me alembra aquela feira dos capões que há cá p'ró norte; e olhe que são uma beleza, um arrozinho malandro, um peito corado (não é para a ofender!).
Ai é na Turquia? Não sabia! tenho que pedir ao presidente da minha associação de idosos que faça uma excursão, ou incursão, por essas bandas di lá. Se bem que turcos, só a banhos...
Mas esse nome... não sei porquê cheira-me a fedúncia de novo riquismo, dos que vão ao atlas escolher um resort. Fique-se no mar de palha que pode ser que lhe apareça o leão medroso ou o lenhador de lata. E quiçá, os sapatinhos da Dorothy.
E fique bem, doninhaTela, quer dizer, donazinha Tela.

Manuel Veiga disse...

pois olhe Dona Tela, hei-de ir à Capadócia - nem que seja para trepar a um coqueiro!


beijinhos

Justine disse...

Dona Tela, que contente eu fico por se ter divertido nesse seu humilde passeio, próprio de quem pertence à classe baixa-média! Afinal, o segredo da felicidade é a gente contentar-se com o que nos é devido, não é? Pelo menos é o que ensinam na catequese. Acho que ir à Capadócio até deve ser pecado!
(as flores podiam ser em qualquer jardim, mas aquele chão, ah aquele chão só pode ser no Verdelhal!)
Beijinho divertido

Táxi Pluvioso disse...

Depois do Spider Pig, o Spider Cat...

Anônimo disse...

D.Tela
Capa dócia não tenho; tenho uma é de pele de coelho, que é muito quentinha no Inverno...
Ao seu dispor
Adia

WOLKENGEDANKEN disse...

Pois eu nao estive nunca nem no Verdelhal nem na Capadocia. Mas da Capadocia pelo menos já ouvi falar :)) Mas deven ser contrastes absolutos Verdelhal soa a muita vegetacao, temperaturas agradaveis, agua ..... e a Capadocia é mais para fas de ambiente de deserto ...

um excelente fim de semana para todos nos

JOSÉ RIBEIRO MARTO disse...

Digníssima senhora, sei onde fica a Capadócia , mas não sei onde fica o Verdilhal, que ao que parece pela imagem é lugar frequentável... Não sei onde fica a padaria que frequenta , mas presumo que o pão é do melhor ...
Gosto sempre de a saber bem , e sabe-me bem lê-la , sempre atenta ao que se passa á sua volta, vai dando o seu tiro certo , e isso é muito agradável... Fique bem minha digníssima amiga , e queira receber os meu mais distintos cumprimentos ...
______ SEu

________ JRMARTO

Alberto Oliveira disse...

... leio sempre com gosto os relatos das suas idas e voltas e este ao Verdelhal não fugiu à regra. Até porque uma terra com a cor da esperança é coisa a não desperdiçar...
Mas as considerações "aos seus amigos que se governam bem à pala da Senhora Fátima... " (estou citar de memória) é que me deixou algo confuso. Mas afinal quel é o ramo empresarial da dita Senhora? É que se fôr coisa de confiança, também assento arraiais no Verdelhal.
Menos surpreso fiquei com o seu espanto de saber que todos os seus amigos, reunidos em alegre e são convívio, já foram à Capadócia. Ó Dona Tela! se até eu, que conto no meu currículo como mais longa viagem uma ida a Moimenta das Beiras, já estive na Capadócia. Sim, aqui no Feijó: Capadócia-Banhos Turcos e Massagens Diversas, SA.
A vida é bela Dona Tela. Experimente que se tornará cliente.

Saudações Fantasistas.

Graça Pires disse...

Minha amiga, obrigada pelas palavras que deixou no meu "Ortografia". Eu tenho "inveja" da sua boa disposição... E nunca fui à Capadócia. Acho que também perferia o Verdelhal.
Um beijo.

Maria disse...

A Capadócia nunca fui, Dona Tela. Mas ao Bugio já!!!! É mesmo aqui em frente. E até gostava de morar lá - se fosse possível...
Em tempos havia uma ilha de areia muito próxima do Bugio, lembra, Telinha? Pois, e as correntes eram muito fortes, por lá...
É saudade boa...

Boa noite, Dona Tela

jawaa disse...

Pois também não dona Tela. Nem Capadócia nem Verdelhal e este último não me importava de conhecer porque tem boa pinta.
Mas, sabe, ando por cá há uns anitos mais e nem é por muito viajar que muito se aprende. Pode viajar-se menos e ver-se mais, parece-me estar no bom caminho, pelo menos reconhece esse mar que é rio...
Abrace por mim o Bugio, onde já vi grandes e pequenos navios passar.

A Lusitânia disse...

ando tão pouco viajada ... e se não fossem bons blogues como este que me fazem andar às voltas sem me movimentar ... nem sei ... ai a letargia que me invadia.
parabéns de novo.

vida de vidro disse...

Nem à Capadócia nem ao Verdelhal. Tá a ver, dona tela? tanta gente menos viajada e a viver neste "luso-limbo vivencial". **

Alberto Oliveira disse...

Ultima hora!

Dona Tela, o Legível está a caminho da Capadócia-Capadócia.
Informação de fonte fidedigna, colhida esta tarde no Feijó.

Greenie disse...

À Capa d' Ócia nunca fui, mas tenho ido a banhos à Capa Rica, que, convenhamos, mais que não seja pelo nome, não lhe deve ficar atrás...