segunda-feira, 16 de março de 2009

TITANIC


Claro que eu respeito muito a privacidade de cada um e compreendi perfeitamente que a Titanic tapasse o focinho com a pata quando eu me aproximei com a máquina. Ali toda refastelada ao sol na varanda da minha vizinha Adoinda e eu zás vais parar ao blog, vais. Também só esta mulher se lembraria de pôr aquele nome à bichana. Ela já uma vez tentou explicar-me que foi porque apareceu lá em casa quando chegava do cinema onde tinha visto o filme supracitado. Eu cá, se estivesse no lugar da Adoinda, tinha-lhe posto mesmo era Leonardo sem Di Caprio que isso é que é homem de naufragar e chorar por mais. Fantasias, está-se mesmo a ver. Que Deus me livre de encontrar um iceberg daqueles que parecem a crise mundial. Só tem um quinto fora de água e desgraçado de quem passar muito rente. Nem o canto da Celine lhe arranja crédito para consertar o rombo no casco. Ando com a cabeça cheia de filmes, pois. Dos que vejo no cinema (poucos), dos que me contam, dos que vejo na televisão... Esses então é um fartote. Já vi as Pontes de Madison County seis vezes, o Perfume de Mulher dez e o Encantador de Cavalos treze. E choro sempre. É uma alegria! Alegria não é mesmo é a situação da Sandra lá no emprego. O genro do patrão pôs a mulher a andar para outro lado e agora o paizinho vai pô-la na empresa a fazer o que nunca aprendeu. Está-se mesmo a ver. Com aquele nariz empinado de patroa de última hora parece que já anda por lá com ares de marquesa a mandar palpites. Coitada da Sandra que está naquela casa há um ror de anos e tem dado o litro para aguentar a empresa nos tempos mais difíceis a troco de um ordenado de meia tijela que há muito sofre de congelamento. É que se isto do desemprego fosse uma figura de retórica em contexto literário para eruditos em humanidades eu até não me assustava. O pior é que acontece mesmo aos melhores. Sim, que aos piores acontecem outras coisas chamadas bónus, subsídios, dividendos, etc. etc.
Olhem, desejo a todos a uma semana muito para cima, muito mesmo e fiquem com a certeza de que não é por muito madrugar que se recebe o ordenado mais cedo.

17 comentários:

A Lusitânia disse...

Pois é verdade o gato é quase tão belo como o actor ... que sorte ainda o poder fotografar sem ter que pagar direitos de autor, ou em pior alternativa, direitos sobre a beleza

Maria disse...

"homem de naufragar e chorar por mais"
é genial, Dona Tela.
Acho que este é, sem dúvida, um dos melhores posts daqui do Fora de sítio!
O que eu me fartei de rir...

Muito obrigada, Dona Tela.

Beijinhos, mesmo!

Conversa Inútil de Roderick disse...

Como foste ca+paz de ver tantas vezes os mesmos filmes??? gabo-te a paciência!
Se bem que, admito, vi em jovem o Grease e o love Story umas vinte vezes cada um sem exagerar!

jawaa disse...

Pois é verdade Dona Tela, nem é por muito madrugar que se recebe o ordenado... alguns nem tarde nem cedo. Vamo-nos consolando com os Titanics e as pontes e mais isso que diz com graça e boa disposição.
A tal que nem sempre anda por aqui.
Vá gozando, vá que a vida passa depressa e só passa a andar devagar quando já não se pode com um gato pelo rabo. Aí é vê-la quietinha e mansa, nem ata nem desata!

Rosa dos Ventos disse...

Acontece mesmo aos melhores! :-((

Abraço

JOSÉ RIBEIRO MARTO disse...

Dona Tela , Obrigado por ter passado pelo meu blogue e ter comentado... Claro que gostei que tivesse apreciado , pareceu-me que conhecia o meu espaço , e que nunca tinha comentado, e fê-lo agora, pois muito bem , faça-o sempre, será sempre bem vinda !
Já estive a ler , gosto da sua ironia , dos filmes que fala só não vi o último... Cá em casa também existe um gato que resgatei da rua , estava debaixo de um carro , imagine, chama-se CAetano , não sabia que nome dar-lhe quando acorri á Clinica , e pronto ficou Caetano, andava a ouvir , o Veloso na homenagem ao Felini , se fosse gata era Giuleta...
Passe sempre !
Um abraço

_______ JRMARTO

São disse...

Continuo a preciar gostosamente a sua escrita.
Beijinhos.
Ah, adoro felinos...

JC disse...

Nem só os gatos tapam a cara quando estão a ser fotografados.
Um abaço

Manuel Veiga disse...

querem ver que o raio de gata é timida! ou então faz-se cara. (enfim, gatas!)

... e o "iceberg" ainda vai no ar, Dona Tela. ainda nos vai cair na cabeça...

beijinhos

bettips disse...

Ai Donatelinha que chorei ao ver-me retratada na Sandrinha e o meu iceberg tinha só 1 décimo fora d'água. Nem as línguas vernáculas me salvaram.
Veja lá os filmes que tenho de ver para derreter estas lágrimas minhas e esquecer os dividendos esquecidos! O que me vale é o gato, sim, melhor dizendo, a gata a quem me confio. E algumas almas da atmosfera que me fazem sorrir como esta nossa amiga, de mui pródigas estórias/histórias da vizinhança e não só. Que a retórica nunca a abandone, querida alma, que toca fundo como um trombone na alma da gente!
Abçs

Táxi Pluvioso disse...

Leonardo DiGatio..

Ufa, e eu que não consigo ver um filme seguido até ao fim.

Os maus são sempre recompensados. É o que dizem as meninas boas vão para o céu, as outras vão para toda a parte. Boa semana.

Anônimo disse...

Dona Tela
Que ralação! Então o Titanic, vai ao fundo, e também fica desempregado??? Nunca pensei que a crise chegasse aos gatos! E o gatão di Caprio, por amanhecer mais cedo, vai receber o subsídio e os dividendos???
Como vai o mundo!!!!
Adia

luis lourenço disse...

Telinha!

Não estou nada zangado mas o tempo é malvado...sempre bem humorada...

beijinhos,

Véu de maya

jorge esteves disse...

Quase me apetece responder-lhe que o tal dito-cujo não ia achar muita graça à sua escrita, não...

abraços!

Justine disse...

Ai isto está muito mau, mesmo muito mau,Senhora Dona Tela! Então a Senhora não ouviu na televisão a quantidade de milhões de euros a menos que os mais ricos não ganharam o ano passado? É de ficar passada!!
A gente só encontra consolo mesmo a ver os tais 3 filmezitos...

mariam [Maria Martins] disse...

Dona Tela,

já passam 2:13 do dia da POESIA!
mas claro que 'ELA TAMBÉM MORA AQUI!
deixo um braçado de frésias frescas e o meu sorriso :)
mariam

f@ disse...

Olá belo texto este... de rir e chorar por mais...

D. Tela a Sra escreve que é um consolo...

beijinhos