quarta-feira, 30 de julho de 2008

Bons programas!

Um pedacinho da minha esplanada favorita:

Ando contente. Finalmente a televisão apresenta uns bons programas. Têm dado por isso, com certeza. De manhã, de tarde e à noite, desde que a gente tenha algum tempinho livre, é ligar a máquina e aí estão os programas para o nosso povo. De norte a sul de Portugal, as pessoas enchem as praças e os largos e as praias e todos os espaços assim mais desafogados para aplaudirem os seus artistas e saltarem muito com eles ao som das músicas e até darem-lhes beijos e fazerem-lhes festas e aproveitarem para mandar recados para a família e para os amigos que às vezes estão mesmo ali entre a assistência, e fazer caretas e habilidades. Isto sim é comunicação social/serviço público. E os apresentadores tão simpáticos, tão divertidos. Saltam muito, cantam, dão muitos beijos às senhoras idosas e às crianças. Noutro dia vi uma menina-apresentadora a ser massajada e outra no jaccuzzi. Até dá gosto. Pessoas muito simples, sem peneiras. Tenho pena de que não haja mais cantores novos. Parece que são sempre os mesmos de há vinte cinco atrás. Eles têm muito boa vontade e eu sou fan deles todos, mas chego a ter pena e lembro-me (era eu miúda) de os ver ainda com cabelo, sem rugas, com menos quinze quilos e a pularem mais alto. Mesmo assim, fazem para aí muita invejinha. Têm discos de ouro e platina a forrar as paredes das brutas vivendas que depois mostram nas revistas. E eu quero acreditar que ainda um dia também hei-de ter uma vivenda assim, num condomínio fechado, com acesso electrónico, alarme ligado ao posto da PSP mais próximo e, pelo sim pelo não, com um casal de "dobermen" no "porch" nem que seja só para impressionar os presumíveis prevaricadores, vulgo cobiçadores do património alheio.


Estava a escrever isto e a sonhar ao mesmo tempo, acreditam? Não é muito melhor falar destas coisas bonitas do que estar a chatear as pessoas com o mau funcionamento das escolas, dos tribunais, dos hospitais, ou então com os atrasos nos pagamentos dos ordenados, com as lojas a fechar (só na minha rua já fecharam cinco desde o princípio do ano), com o preço dos arrendamentos das casas, com o raio que parta esta gente que só sabe dizer mal de tudo???

Desculpem a linguagem, às vezes fico brava, mas não se assustem. Cá bem no fundo, sou um doce. Já mo têm dito muitas vezes. (suspiiiro...)

15 comentários:

vieira calado disse...

Já percebi que a amiga é "brava"
quando se trata de analisar o que se passa pelo país fora.
E é bom que assim seja.
Beijoca

poetaeusou . . . disse...

*
á miga.
o que é um jaccuzzi ?
,
é uma massa italiana ?
,
que raiva pá,
,
conchinhas
,
*

Justine disse...

De facto, não há nada que chegue a um bom programa com boa música, para pôr o pessoal feliz!
E falar mal de quê? Se tudo está a correr de feição...
Abraços e que continue bem disposta!

prafrente disse...

Ora aí está...vossemecê ainda vai ocupar o lugar do professsor Marcelo...pois então.

Esses tais bons programas de que fala, incluem muita fruta...sobretudo Morangos...com açucar.Já enjoei...

De resto esse populismo televisivo é próprio de uma cultura pouco habituada a "puxar" pelo intelecto...ainda encontro quem me pergunta se eu sou mais rico por ter livros em casa.

Agora diga-me.No seu perfil você "promoveu" de Pinto para Franga,uma conhecida escritora portuguesa.Será que ainda a vai "promover" a Galinha?

Ah, não gosto de "doces"...é por causa do IMC...

bettips disse...

Eu até só gosto de coisas bonitas, assim ramalhudas e beijocadas, dias de avós e tias. E mal sabera, ou soubera, moi-même a pelúcia que ia dar para tanto condomónico e carrão! Que insistia no palco, sim que cantei "olha a nazaré e o mar, dizem até que par..etc...".
Ai dona trela que me deu trela... até mais ver!

Rosa dos Ventos disse...

A "coisa" é mesmo complexa...
Se o povo consegue esquecer por algum tempo os seus infortúnios, viva o populismo destes programas!
Se eles contribuem para o alheamento ou mesmo embrutecimento do tal povo, seria melhor que terminassem.
É uma espécie de "pescadinha com o rabo na boca"...
Quanto à tal vivenda de fazer inveja a Ronaldos e quejandos, vai em frente!
São os bons programas que dão dinheiro! :-))

Abraço

Caçadora de Emoções disse...

Dona Tela,
Já disseram quase tudo...
Está demasiado calor, confesso que não estou com vontade de me envolver em grandes reflexões. Talvez ligue a TV para "descontrair" com um desses programas de que falou :)))))
Beijos e um sorriso,

f@ disse...

PASSEI A CORRER SÓ PARA VER O PROGRAMA..
TÁ BOM MESMO ...
BEIJINHOS DAS NUVENS

~pi disse...

gosto tanto da sua veia

doCe e

asSertiva dona tela!! :)

Manuel Veiga disse...

tem toda a razão em andar contente, Dona Tela.

Portugal é lindo...

JC disse...

Acho que há bons programas televisivos, não tanto nos canais generalaistas, mas nos outros, de qualquer forma acho que são novelas a mais e menos programas culturais, musicais e ibformativos.

Maria Laura disse...

:)) Ó dona tela, que seria de nós sem o seu humor mordaz? nem sabíamos dessas belezas do nosso Portugal...

f@ disse...

É comumicação em mo vi mento... para lentos...
Eu nem sei ligar a minha.... tv já me basta ouvir quando vou a passar
beijinhos das nuvens

Anônimo disse...

Cuidados com os doces. Engordam, dizem. Mas eu gosto. Sempre fui guloso, por isso tenho uns quilitos a mais. Desculpa a paródia.

M. disse...

Adorei o pedacinho da sua esplanada favorita. Lindas as cores, lindo o desenho que me faz lembrar art déco. Tem bom gosto, Dona Tela.