domingo, 15 de fevereiro de 2009

A propósito de papagaios

Como o sol finalmente apareceu, foi uma agitação aqui pelo bairro. Era tudo a pôr o bolor à janela. Até o periquito da minha vizinha da frente teve direito a solário. Coitado do pobre. Não o via há muito tempo e pareceu-me um bocado enfezado. Tanto que nem se percebe no retrato. Se um dia destes o apanhar a jeito faço um ganda zoom e ele não há-de escapar. Gostava mesmo era de ter um papagaio daqueles com muitas cores que dizem que há muitos nas Seychelles. Ou estou a fazer confusão e são tartarugas? Já não sei que esta minha cultura é o que os senhores sabem. Até confundo aves trepadores psitacídeas com répteis quelónios de grande porte!

O dito-cujo ouviu-me falar de papagaios e saiu-se logo com uma gracinha: Não te chegam os do telejornal e os das mesas redondas? Já viste bem o tamanho dos poleiros? Olha que aquilo é que são animais de grande porte. Qual sementes de girassol qual nada? Milho, himalaias de milho. Muito bem guardadinho em despensas lá para as Caraíbas e quejandos. Tu tens lá estaleca para um bicho daqueles. Fica a ouvi-los, fica que hás-de aprender muito. E duram, duram, como as tais pilhas. E ninguém lhes pode tocar nas penas que começam logo a gritar: acudam que estou falido, acudam, acudam. Havia de ser bonito um bicho desses aqui em casa. E que tal e porque deixa e eu é que já não o podia ouvir.

Hoje não escrevo mais. Vou dar uma voltinha e apanhar sol nas penas!

BYE!!!

16 comentários:

Maria disse...

E o pior de tudo, Dona Tela, é que depois não se lembram de nada... nem de ter assinado documentos há meia dúzia de meses, ó céus!

Bom passeio e se o sol estiver muito quente não esqueça o protector solar écrã total.

Um abraço

Anônimo disse...

Olá Dona

Os papagaios a sério são uns "ganda" mentirosos.
Os outros de que fala,Nunca mentem.Tadinhos
Bons banhos (de sol)mas cuidado com a pele.:-)
JA

poetaeusou . . . disse...

*
um pai aconselhando
o seu filho politico:
escuta meu filho,
,
se roubares um pão,
serás um ladrão,
,
se roubares um milhão,
serás um barão,
,
se nada roubares,
és um grande camelo,
,
saudações
,
*

Manuel Veiga disse...

faz bem, minha amiga, em "pavonear a pena" cá fora e esquecer as "aves trepadores psitacídeas"...

... e já agora leve o "dito-cujo" a beber umas "bejecas" antes que lhe rebetem o fígado.

beijinhos

Conversa Inútil de Roderick disse...

Tratarugas não devem ser! Com mil cores...!

Justine disse...

Ai Donatela, por mais sol que a gente apanhe nas penas, elas não ficam mais leves, isto já lá não vai com sol...
E olhe que o dito-cujo tem um excelente sentido de observação. Ouça-o, ouça-o, e medite:))

Arábica disse...

:))

são papagaios e repetem palavras chave...repetem repetem repetem...


é uma chatice, porque eu nunca gostei de papagaios :)))


Beijos, Telinha!

mariam [Maria Martins] disse...

Dona Tela,

o que eu gostei destas suas considerações!

boa semana
um sorriso :) e um... 'até já'
mariam

Graça Pires disse...

O melhor de tudo é apanhar sol...
Beijos.

Rosa dos Ventos disse...

Só nas pernas?!
Eu já tenho uma corzinha na cara...

Abraço

~pi disse...

sol nas pernas!!!

grande decisão, sem dúvida!

( mas cuidado com os

raios o-cultos!! :)




beijo





~

mena maya disse...

Telinha pois é assim os "piriquitos" roubam os "papagaios" desviam...

Que "inveja " tenho deu seu solinho a bronzear-lhes as pernas!!!

Por aqui tudo branquinho e muito frio. Mas nem por isso menos passarões!

Um abraço

Táxi Pluvioso disse...

Neste vídeo não tem papagaios, creio que estão todos a comentar o caso friporte, mas... Os animais em high society. bfds

JC disse...

Papagaios. Há tantos por aí.
Ai de quem se deixa levar por eles...
Beijinhos

Belisa disse...

Olá
Peço desculpa de não ter feito uma visita mais cedo mas depois do Natal só posso desejar-lhe um Bom Carnaval!
Beijos estrelados

Alberto Oliveira disse...

Já tive um papagaio mas desisti dele. Foi há muitos anos, no tempo da velha senhora - que eu sou um sénior bem conservado... O bicho já vinha ensinado do antigo dono e de quando em vez gritava à varanda "Abaixo o ditador!". Um sujeito que fazia uns biscates para a polícia do estado, um belo dia ouviu aquilo e quiseram lá saber se era o papagaio que debitava as palavras de ordem. António Maria Cardoso comigo, para me darem uma esfrega às penas. Daí a minha calvície precoce.